segunda-feira, 21 de outubro de 2013

VÍCIOS ALIMENTARES


Quando você ingere um alimento que adora (em geral, doces e frituras, né?), seu cérebro registra a experiência como algo prazeroso. Então, toda vez que se depara com uma situação estressante, ele recupera essa sensação e pede mais desses alimentos. Só que essa é uma solução provisória e, pior, viciante! A dependência pode não ser diária, mas já caracteriza uma percepção de que comida gostosa é recompensa para qualquer sensação ruim.
Alguns mecanismos de defesa fazem você negar que está neste ciclo; assim, você continua comendo sem parar.
As armadilhas abaixo são comuns e podem estar reforçando seu vício. Ver a si mesma em alguma delas é o primeiro passo para a superação.
· Racionalização: identificar uma ação como responsável pelo excesso de comida. Por exemplo, dizer que se alimenta mal pois “não tem tempo” para buscar itens saudáveis.
· Desatenção seletiva: seja no espelho do elevador ou no reflexo da vitrine, as mulheres costumam checar o visual. Pessoas obesas, no entanto, evitam encarar a realidade de que estão acima do peso.
· Deslocamento: a ideia é adaptar seus interesses e gostos à comida com o objetivo de sustentar seu vício. Já pensou que seus programas favoritos incluem comer?
· Isolamento: seu organismo reprime os sentimentos negativos relacionados à sua compulsão. Por exemplo, você passa a não se incomodar mais por usar calça tamanho 48…
· Formação reativa: este mecanismo de defesa faz com que você acredite que a gordura está relacionada à saúde e a magreza, à doença.

***6 dicas para superar os vícios alimentares que engordam:
1 - Não minta para si mesma dizendo “Esta é a última vez”, para justificar o descontrole.
2 - Não é necessário cortar o alimento de vez. Experimente uma técnica semelhante ao desmame: vá reduzindo o consumo aos poucos, até chegar ao limite saudável.
3 Faça substituições por alimentos que agradem ao seu paladar. Por exemplo, troque o chocolate por uma fruta bem doce, que você goste muito. Além de menos calórica, é rica em vitaminas, fibras e sais minerais.
4 - Afaste-se da tentação. Não tenha o alimento sempre à mão, nem em casa e nem no trabalho. Evite comprá-los no supermercado.
5 - Se for inevitável, então peça a opção “P”. Escolha e coma sempre a menor porção.
6 - Cuide de sua saúde emocional. Vícios e compulsões frequentemente estão relacionados a estados de depressão, estresse ou ansiedade. Além do nutricionista, acompanhamento psicológico pode ajudar a livrar-se do vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário