terça-feira, 17 de setembro de 2013

VOCÊ ESTÁ BEM HIDRATADO?
O calor esta chegando e precisamos ficar atentos!
O corpo humano é composto por cerca de 70% de água, devido ao seu importante papel em nosso organismo. Sem água não há vida.  Além disso, a todo instante eliminamos água do nosso corpo, seja pelo suor (para manter o controle da temperatura corporal), urina ou até mesmo pela respiração. Portanto, a hidratação adequada é fundamental para o funcionamento do nosso corpo em harmonia, e para isso a ingestão de líquidos deve ser constante e ao longo do dia, pois já que utilizamos tanto esta substância, precisamos frequentemente repor o líquido que perdemos.
A recomendação média de ingestão de líquidos é por volta de 2 a 3 litros de líquido ao dia, porém devemos lembrar que estas necessidades são individuais. É importante que as pessoas criem o hábito de ingerir sempre água. Para se habituar com este consumo, podemos começar a ingerir, por exemplo, alimentos que contenham mais líquidos como as frutas ou sucos de frutas, legumes e verduras, além de chás, ou até mesmo apenas colocar folhas de hortelã ou alecrim na água para ela ficar com um sabor leve a fim de estimular o consumo de água, até que a ingestão de água se torne habitual. É importante evitar a adição de açúcar e adoçantes artificiais nestes líquidos.
Sintomas da desidratação:
A desidratação pode ser reconhecida por sintomas como:
·      A Sede
·      Cansaço mental e corporal;
·      Sensação de aumento de temperatura corporal;
·      Vertigens e tonturas; Dores de cabeça;
·      Náuseas ou vómitos;
·      Alterações visuais e auditivas.
Além disso, a ingestão de água, associada com o consumo de fibras, é essencial para um bom funcionamento do intestino. As fibras em contato com a água aumentam de tamanho, auxiliando a formar um bolo fecal mais volumoso, que aumenta a velocidade dos movimentos intestinais para eliminar as fezes, garantindo assim um funcionamento intestinal regular. Além disso, o intestino é responsável também pela eliminação de toxinas do organismo, processo este que também necessita de água para seu funcionamento adequado.
Pode parecer óbvio que, quando estamos bem hidratados nossa urina tem cor amarelo bem claro, porém muitas pessoas não relacionam a cor da urina com a hidratação corporal. A urina é produto da excreção renal, contêm água, uréia, ácido úrico e minerais, quando bebemos pouca água e líquidos em geral, a urina tende a ficar amarelo escuro, alaranjado e em alguns casos extremos marrom (cuidado apenas com alguns medicamentos que podem alterar a cor e nesse caso não está relacionado com desidratação). 
Clique a imagem para ampliá-la!
Além disso, é importante destacar que não devemos considerar e incorporar alimentos como refrigerantes e sucos industrializados como parte da hidratação, pois estes alimentos carregam junto com a água substâncias que são prejudiciais ao nosso organismo. Devemos também evitar o consumo de bebidas isotônicas como parte da ingestão diária de líquidos, pois estas bebidas apresentam indicações específicas, como a reposição de minerais para atletas e em caso de desidratação por vômitos e diarréia. A ingestão excessiva destas bebidas pode levar a um desequilíbrio orgânico, com danos ao rim, que é órgão responsável por filtrar os nutrientes e a água presentes nos alimentos e bebidas para serem eliminados na urina.
Sendo assim, garantindo uma ingestão adequada de água, associada a uma alimentação balanceada, e mantendo hábitos de vida saudáveis, garantiremos nosso corpo em equilíbrio para vivermos com saúde e qualidade de vida, com energia e disposição para executarmos nossas atividades diárias.
ÁGUA É SAÚDE!!!
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário