segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CANSAÇO CRÔNICO
Cansaço pode ser sinal de stress, anemia, apnéia do sono e ansiedade.
Quando você acorda, continua cansado? Independente da quantidade de horas que você dormiu, sente que o sono não foi reparador?
É preciso tomar cuidado – o cansaço nem sempre é só sinal de falta de sono e pode ser um sintoma de problemas como ansiedade, estresse, anemia, apneia do sono e até insuficiência cardíaca. Todos eles dificultam o sono e, por isso, provocam exaustão e indisposição ao longo do dia.
Segundo a pneumologista especialista em sono Luciana Palombini, a falta de sono chega a ser uma epidemia mundial – nos últimos 20 anos, em todo o mundo, a população reduziu 1h30 de sono por dia.
Em São Paulo, um estudo feito pelo Instituto do Sono ouviu 1.000 pessoas e apontou que a média de sono do paulistano é de 6,5 horas. No entanto, de maneira geral, o ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite já que um sono de menos de 6 horas já chega a oferecer riscos para a saúde.
 
Portanto, seja qual for a situação, o ideal mesmo é tentar dormir bem durante a noite para evitar que o corpo sofra consequências, como por exemplo, a perda de memória. Segundo a neurologista Dalva Poyares, o cérebro não foi programado para fazer várias atividades ao mesmo tempo e, se isso acontece, o corpo fica "estressado" e cansado.
Estudos mostram, por exemplo, que dormir menos de 6 horas aumenta as chances da pessoas desenvolver doenças cardiovasculares, como hipertensão, AVC, infarto e arritmia e também metabólicas, como diabetes e obesidade.
Por isso, a preocupação com o sono não deve ser apenas pelo cansaço no dia seguinte, mas também pela saúde e prevenção de complicações mais graves no futuro.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário