quarta-feira, 27 de março de 2013


7 BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE!
Bem dosado e do tipo certo, o chocolate pode até ajudar a emagrecer.
O Chocolate ideal é o amargo, com mais de 60% da sua composição de puro cacau!
A quantidade não deve ultrapassar 30 gramas por dia - o equivalente a uma barra pequena ou dois bombons. Ao utilizá-lo no preparo de ovos, trufas, bolos e outros doces, é preciso uma atenção maior: além de aumentar o número de gorduras e calorias da sobremesa, o chocolate pode perder os nutrientes quando muito aquecido. 
Confira a seguir sete motivos para manter essa delícia no cardápio: 
1 - PROMOVE SACIEDADE!
O chocolate pode ajudar você a sentir-se mais satisfeito, por conta dos ácidos fenólicos presentes no cacau que aumentam a produção do hormônio leptina, que aumenta a sensação de saciedade.
2 - PROTEGE CONTRA DERRAMES!
O cacau é rico em antioxidantes que reduzem a inflamação nas artérias e a aderência do colesterol à parede dos vasos, prevenindo a formação de trombos na corrente sanguínea e, consequentemente, o AVC (acidente vascular encefálico). 
3 - EMAGRECEDOR!
O chocolate pode ajudar a emagrecer - desde que inserido dentro de uma alimentação balanceada. o doce é rico em cafeína, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias, mas é preciso ingerir a versão amarga, com muito cacau. A diminuição do estresse e da ansiedade e o aumento da saciedade também são benefícios que podem contribuir para eliminar mais rápido os quilos extras. 
4 - MELHORA O RACIOCÍNIO!
a cafeína presente no chocolate pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral.
5 - CONTROLA O COLESTEROL!
o consumo de chocolate amargo - rico em cacau e flavonoides - pode auxiliar na diminuição do colesterol total e do colesterol LDL (o colesterol ruim). Os antioxidantes diminuem a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos.
6 - ANTIENVELHECIMENTO!
por ser rico em antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, quando elevados, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de envelhecimento.
7 - PROMOVE BEM-ESTAR!
o chocolate libera endorfinas que melhoram o humor e a ansiedade e ainda combatem a depressão e o desânimo. Além disso, ele fornece energia, melhorando a disposição para as atividades diárias, e concentra outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, fenilalanina e tirosina, que reforçam a sensação de bem-estar. 

Precauções: O consumo acima dessas quantidades (30g/dia) não é recomendado. Vale a pena lembrar que o excesso de qualquer alimento, por mais benéfico que seja, traz danos à saúde. O segredo é consumir com moderação. Como o chocolate tem alto teor de gordura e açúcares, quando consumido em excesso por um longo período, ele pode gerar ganho de peso, aumento da ansiedade, desconfortos gastrointestinais, enxaquecas, insônia e agitação devido ao excesso de cafeína presente no doce.

É possível notar que argumentos não faltam para você colocar esse alimento na despensa. Mas não esqueça: é preciso consumir com moderação.
Boa Páscoa à todos!
Fonte: www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário