quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

CEIAS DE FIM DE ANO:  QUAL A MELHOR ESCOLHA?
Mesa pronta, casa cheia e enfeitada, momentos para lembrar e sonhar. A grande noite chegou e após um ano cheio de agitações, a ceia está preparada.
 
 Os alimentos comuns das Festas de Natal e Ano Novo são bem diferentes dos consumidos durante o ano.
São carnes típicas, farofas, arroz com passas e nozes, doces, entre outros, que compõem o cardápio.
O tender, o panetone e as avelãs parecem irresistíveis. Há uma variedade de pratos, um mais colorido e cheiroso que o outro. Você deseja experimentar todos, não é verdade?...E pode, desde que você saiba discriminar as opções mais calóricas e experimentar um pouco, mas realmente um pouco, de cada.
Além disso, você também vai conferir algumas opções de ceias, que você mesmo pode preparar, para não sair da linha durante as festas; afinal de contas, o ano novo se aproxima e você pode inicia-lo em forma...Basta querer!
Petiscos:
 

Os petiscos podem ser os "vilões" para os mais gulosos que não resistem à espera da ceia. Para enganar a fome, costuma-se servir oleaginosas e frutas secas como aperitivos, as quais são muito calóricas. Não caia, portanto, nesta "armadilha". Consuma com moderação.
Saladas:
 

As saladas de folhas e legumes são liberadas durante toda a ceia. Apenas fique atenta ao temperar as saladas, pois os temperos gordurosos - óleo, azeite e molhos à base de maionese - podem aumentar consideravelmente o valor calórico das mesmas. Dê preferência ao suco de limão, vinagre, iogurte desnatado e temperos de sua preferência. Em compensação, salada de maionese e salpicão devem ser consumidos dentro dos limites.
Carnes:
 

Na hora de escolher o tipo de carne da sua ceia, é importante considerar os molhos e os demais ingredientes da receita. Evite consumir carnes que são acompanhadas de molhos gordurosos, oleaginosas e frutas secas, pois estes aumentam consideravelmente o valor calórico da preparação. Além disso, não consuma a gordura aparente e a pele das aves,
pois além de serem ricas em colesterol, são muito calóricas.
Frutas:
 

As frutas são suas aliadas dentre tantos pratos calóricos típicos das ceias de final de ano. Além do baixo valor calórico que possuem, elas são fontes de fibras, vitaminas e minerais que controlam diversas funções do organismo.
Sobremesas:
 

Vá com calma...Não exagere nas sobremesas que contêm ingredientes muito gordurosos, como: chocolate, amendoim e creme de leite. Também fique de olho nas frituras: a rabanada pode ser substituída por uma sobremesa à base de frutas ou pela própria fruta; afinal, nada é mais leve e refrescante!  
Bebidas:
 

 
Dentre as bebidas alcoólicas mais consumidas nas ceias, o champagne é o mais recomendado, pois é a de menor valor calórico. Por outro lado, evite consumir o licor: um cálice pequeno fornece mais calorias que uma taça de champagne ou de vinho branco seco. Quando se trata de bebidas, o segredo é a moderação. Limite-se, portanto, ao momento do brinde.
O Grupo Viva Plena e o Viva Bem desejam a vocês um ótimo fim de ano e um 2013 cheio de conquistas!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário