segunda-feira, 19 de novembro de 2012

VOCÊ É VÍTIMA DE ESTAFA MENTAL?
Sono de má qualidade e irritação são alguns sinais  que o cérebro está sendo exigido demais!
Parece familiar? Então você pode estar com estafa mental, um mal tão comum nos dias de hoje como beber água.
O médico explica que é como se existisse uma estrela dentro do cérebro, sendo cada ponta um aspecto da vida: profissão, estudos, lazer, relacionamento amoroso, família, bens materiais. Dedicando-se demais a um ou dois desses itens, a estrela se deforma porque falta energia e tempo para as outras pontas. Como resultado, surgem frustração, estresse e o cérebro literalmente entra em pane. 
ALGUMAS DICAS PARA SABER SE ESTÁ COM ESTAFA MENTAL:
1. Uma pessoa workaholic nem sempre têm estafa mental, porque gosta muito do que faz, existe satisfação, portanto não é sacrifício trocar momentos pessoais por trabalho. Precisamos trabalhar para viver e não viver só para trabalhar!
2. Estresse não é o mesmo que a estafa, estresse é momentâneo e a estafa mental é mais intensa e constante como uma série de tensões (muitos motivos de estresse seguidos) que ultrapassa a capacidade mental de resolvê-los provocando o esgotamento do cérebro.
3. A estafa mental pode apresentar muitos sintomas diferentes: insônia e sonolência durante o dia, alterações repentinas de humor, mas os 2 sintomas mais comuns são a falta de concentração e a perda da memória.
4. Pode provocar dores físicas como: fortes dores de cabeça, tontura, tremores, falta de ar, perda ou aumento repentino do peso e refluxo. Se não tratado pode causar: depressão, hipertensão, fobias, ansiedade e doenças cardíacas e gástricas.
5. Se algum desses sintomas persistirem por mais de 2 semanas, pode procurar um médico!
6. Os primeiros passos para o tratamento são dormir bem, alimentar-se bem e praticar alguma atividade física satisfatória. Alguns medicamentos podem ajudar em casos de ansiedade, assim como tratamento psicológico.
Portanto o lazer e o sono são fundamentais para fugir desse mal!!!
Fonte: www.minhavida.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário