quarta-feira, 28 de novembro de 2012

7 ALIMENTOS QUE AUMENTAM RISCO DE CÂNCER

CONHEÇA 7 ALIMENTOS QUE PODEM AUMENTAR O RISCO DE CÂNCER
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 500 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil em 2012. Maus hábitos alimentares estão diretamente relacionados com essa estatística. A vida moderna, cada vez mais agitada, dificultou o velho (e bom) hábito de preparar os próprios alimentos e deu lugar aos alimentos prontos para consumo ou de fácil preparo. 
1. CARNE PROCESSADA
Linguiça, salsicha, bacon e até o peito de peru contêm quantidades consideráveis de nitritos e nitratos. Essas substâncias, em contato com o estômago, viram nitrosaminas, substâncias consideradas mutagênicas, capazes de promover mutação do material genético. 
2. REFRIGERANTES
A bebida gaseificada, além de conter muito sal em forma de sódio, possui adoçantes associados ao aparecimento de câncer. O ciclamato de sódio, por exemplo, é proibido nos Estados Unidos, mas ainda é utilizado no Brasil, principalmente em refrigerantes "zero". Essa substância aumenta o risco de aparecimento de câncer no trato urinário.
3. ALIMENTOS GORDUROSOS
Não é exatamente a gordura a principal responsável pelo aparecimento de câncer, e sim a quantidade de calorias que ela agrega ao alimento. Em excesso, esses alimentos provocam obesidade, que é fator de risco para câncer de pâncreas, vesícula biliar, esôfago, mama e rins. A célula de gordura libera substâncias inflamatórias, principalmente hormônios que levam a alterações no DNA e na reprodução celular, como o estrogênio, a insulina e um chamado de fator de crescimento tumoral.
4. ALIMENTOS RICOS EM SAL
Se ingerido em quantidade maior do que cinco gramas por dia, o sal pode lesar as células que estão na parede do estômagoEssa agressão gera alterações celulares que podem levar ao aparecimento de tumores. 
Entram nessa lista: carne seca, bacalhau, refrigerantes, pizzas congeladas, iscas de frango empanadas congeladas, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, entre outros. 
5. CHURRASCO
Na fumaça do carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. Ambos estão presentes na fumaça e impregnam o alimento que é preparado na churrasqueira.
6. FALTA DE FIBRAS NA ALIMENTAÇÃO
O intestino se beneficia muito pelo consumo adequado de fibras. Elas garantem um bom trânsito intestinal, de modo a eliminar os ácidos biliares secundários, um produto da digestão presente no intestino. Isso evita a agressão às células do intestino e a multiplicação celular descontrolada.  
7. AGROTÓXICOS
Evitar opções ricas em agrotóxicos. É melhor consumir alimentos cultivados sem o produto químico (Orgânicos), que comprovadamente têm mais vitaminas, minerais e compostos quimiopreventivos. Estes compostos atuam na proteção e reparação celular frente a uma lesão que pode gerar câncer.
Fonte: www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário