sábado, 4 de agosto de 2012

LEITE EMPEDRADO NÃO IMPEDE A AMAMENTAÇÃO
Uma das maiores dificuldades encontradas pelas mães logo no início da amamentação é quando o leite “empedra”, deixando as mamas duras e causando dores o que dificulta a amamentação.
Saiba que esse é um problema temporário, mas que deve ser solucionado para que não ocorra maiores complicações ou até mesmo o desmame precoce.
No primeiro dia após o parto, os seios ainda estarão macios, entretanto, como o fluxo sanguíneo nesta região aumenta e as células que produzem leite começam a funcionar eficientemente, os seios começarão a ficar mais enrijecidos. 
Por volta do terceiro ou quarto dia após o parto, eles produzirão um "leite de transição" e podem ficar bem cheios. 
No final da primeira semana, você verá somente um líquido "branco" (no começo parece com leite desnatado, mas à medida que a amamentação continua, a quantidade de gordura aumenta e ele começa a parecer com o leite integral) e poderá sentir também um pouco de leite "empedrado" (ingurgitamento) nas mamas. 
A amamentação regular do bebê deverá minimizar a sensação de seios muito cheios. 
Para conseguir minimizar o problema: 
- O primeiro passo é amamentar em livre demanda, isto é, amamentar a hora que o bebê estiver com fome. Não é de três em três horas nem de duas em duas. É a hora em que o bebê tiver vontade.
- Massagem seguida da ordenha manual. Isso mesmo. Retirar o leite das mamas sem uso da bombinha. Primeiro a mamãe deve realizar a massagem em movimentos circulares e realizar movimentos rítmicos para a saída do leite.
Massagear e retirar o leite até a mama ficar mais macia e confortável para uma boa pega do bebê (abocanhar a aréola toda), em média 15 minutos.
Felizmente, o leite costuma "empedrar" com mais frequência no início da amamentação e dura apenas alguns dias enquanto o processo de lactação está se desenvolvendo. Contudo, pode acontecer a qualquer momento, mesmo em quem já amamenta há algum tempo. Isso acontece caso as mamadas sejam "puladas" (não sejam muito regulares) e os seios não sejam esvaziados completamente.
Fonte: www.guidobebe.uol.com.br - www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário