terça-feira, 14 de agosto de 2012

14 AGOSTO - DIA DO CARDIOLOGISTA
Cardiologista é o profissional da especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.
O coração é um dos sistemas mais importantes do corpo humano, é através dele que o sangue é bombeado para o resto do corpo, assim mantendo todos os outros órgãos funcionando.
A data escolhida, 14 de agosto, é recente. Foi institucionalizada em 2007 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Mas a modalidade é bem antiga. No início do século XX, havia, na Medicina, somente quatro áreas básicas: Clínica, Obstetrícia, Cirurgia e Pediatria. Na década de 20, em virtude do seu desenvolvimento e complexidade crescente, a Cardiologia deixou de ser um dos estudos da Clínica Médica, passando a constituir especialidade autônoma e bem definida.
O cuidado com o coração é extremamente necessário, ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida estão fazendo cada vez mais a diferença.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças cardiovasculares são a principal causa de morte prematura nos países industrializados. Estima-se que no Brasil existam mais de 600 mil pessoas que convivem com algum tipo de problema no coração. Para reduzir a preocupante estatística, a prevenção é a melhor saída. E hoje, no Dia do Cardiologista, importa dizer que a procura por um bom profissional é essencial.
Você, meu colega cardiologista, tem a nobre missão de zelar pela saúde da humanidade! Com o seu profissionalismo e sensibilidade, cuida, opera milagres e traz esperança aos corações daqueles que contam com o seu incansável trabalho.
Seu Dia! Nosso Dia. Parabéns!
Consulte seu Cardiologista e seu Nutricionista para cuidar do seu coração!
Leia as matérias relacionadas a saúde do seu coração:

- CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA: SAIBA A MEDIDA IDEAL PARA PREVENIR PROBLEMAS DO CORAÇÃO E FÍGADO
- SEU CORAÇÃO ESTÁ EM DIA? Verifique seus nívéis nos exames de sangue:
- VERIFIQUE O SEU TIPO FÍSICO E OS RISCOS DE DOENÇAS (maçã x pêra)
- COLESTEROL ALTO – O QUE FAZER? Como adequar sua alimentação!
- 08 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL ALTO
- TRIGLICÉRIDES ALTO: marcador de risco de doenças cardiovasculares e prevenção de um AVC, popularmente chamado de derrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário