quarta-feira, 4 de julho de 2012

ENTENDA OS EFEITOS DO SÓDIO NO CORPO
Sódio em excesso ainda pode contribuir para ganho de peso, pedras nos rins e até câncer. Entenda por que não adianta só abolir o saleiro
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação diária de sódio é 2000 mg, o que corresponde a 5 g de sal de cozinha.
Motivos não faltam para botar o saleiro de escanteio e ainda maneirar no que está exposto nas prateleiras dos supermercados - isto é, no sódio oculto.
Retenção de líquidos (Inchaço)
Baita inchaço: diante de uma ingestão abundante do mineral, há um desequilíbrio que eleva a concentração de água dentro e fora dos vasos - e, assim, menos líquido é escoado pelas vias excretoras. Isso gera uma retenção hídrica que rende inchaços por todo o corpo.
Celulite
Repercussão à flor da pele: além de resultar em quilos a mais, o acúmulo de líquido facilita o aparecimento de celulite, já que áreas da pele ficam com a circulação comprometida, dando origem àqueles buraquinhos.
De Câncer à Cálculo Renal
Confira a hipótese que justificaria a ligação do sal com tumores no estômago e a explicação para a encrenca nos rins
Câncer:
Estômago fragilizado: em excesso, o sal causaria alterações nas células desse órgão, que se tornariam mais suscetíveis ao ataque de agentes cancerígenos, como a bactéria H. pilory e o tabaco. Aí surgiria o foco inicial da doença.
Cálculo Renal (Pedras):
Pedras no caminho: o abuso de sódio tem como efeito colateral o envio de mais cálcio para a urina. Quando esse nutriente passa pelos rins, nossos filtros naturais, ele pode ficar retido e se unir a cristais, formando os dolorosos cálculos.
Os ossos sofrem e a Pressão sobe!
Por que o sódio alimenta a hipertensão e pode favorecer a osteoporose
Osteoporose (Ossos fracos):
Esqueleto ameaçado: sal demais tende a fazer com que muito cálcio seja eliminado pela urina. Se já há uma tendência à osteoporose, esse roubo do mineral - que é crucial aos ossos - irá acelerar o desenrolar do distúrbio.
Hipertensão (Pressão Alta):
O decolar da hipertensão: para lidar com o exagero de sódio, o organismo passa a concentrar mais líquido no interior dos vasos, elevando a pressão ali dentro. Com o tempo, ainda ocorrem alterações na parede das artérias, que acabam menos flexíveis e mais estreitas. Eis o cenário para a pressão decolar.
Confira ainda:
RANKING DOS 100 ALIMENTOS CHEIOS DE SÓDIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário