quinta-feira, 5 de julho de 2012

CAMPEÕES DOS AGROTÓXICOS

pimentão, o pepino e o morango são os vilões do momento. Na lista divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) os três aparecem como os campeões em contaminação por agrotóxicos. 
Clique na imagem para ampliá-la!
Além do pimentão, do morango e do pepino, também estão no ranking o alface, a cenoura, o abacaxi, a beterraba, a couve, o mamão e o tomate. Mas o estudo também trouxe boas notícias. Os níveis de contaminação da batata caíram para zero. 
Mas você aí em casa sabe exatamente o que são os agrotóxicos?
FUNÇÃO DOS AGROTÓXICOS:
A especialista em vigilância sanitária em alimentos Hilda Barros explica: “São substancias químicas que, na realidade, têm o papel de não deixar que o alimento seja consumido por insetos, pelas pestes da agricultura. Essa é a função dos agrotóxicos”.
A análise feita em 25 estados e no Distrito Federal revelou que vários legumes, frutas e verduras comuns na mesa do brasileiro também estão com níveis elevados de agrotóxicos
“Pode causar câncer. Afeta ao fígado, afeta a hipófise, hipotálamo, todas as glândulas sexuais. A população deve não se preocupar, mas se cuidar mais”, diz Hilda Barros. 
HIGIENIZAÇÃO PARA DIMINUIR A QUANTIDADE DE AGROTÓXICOS:
E aí vão três passos simples que ajudam a diminuir a concentração de agrotóxicos das suas frutas, verduras e legumes: 

1) Lavar em água corrente. 

2) O passo dois é deixar o alimento de molho na água da torneira por 40 minutos. Mas atenção: “É importante que nunca se misture frutas e legumes”, diz Hilda Barros. E outro detalhe importante: “Não se deve cortar o alimento ou tirar qualquer proteção. Ele deve ser colocado na vasilha inteiro”, acrescenta ela. Com casca e tudo. 
3) Quarenta minutos depois, o passo número três: “Retire os alimentos e coloque em outra vasilha. É mais fácil para a dona de casa, que ela pode usar a água sanitária e para um litro de água, uma colher de sopa. Aguardar 20 minutos e pronto. Já pode utilizar para consumo”, explica Hilda. 
“Não é possível que a gente zere a quantidade de agrotóxicos em casa. Isso somente no campo, com boas práticas de agricultura”, garante Hilda.
BICARBONATO DE SÓDIO LIVRA ALIMENTOS DE AGROTÓXICOS
“Aproximadamente uma colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio para um litro de água”, ensina. 
O bicarbonato de sódio pode ser comprado em farmácias. 
Outra dúvida: existe diferença no tempo de lavagem para verduras, legumes e frutas?. 
“Se forem folhas, o tempo de 30 minutos é suficiente. Se forem frutas e legumes, o tempo é maior: de uma hora a uma hora e 30 minutos”, explica o professor. 
Isso vale para alimentos com casca ou que ainda vão ser cozidos. E, só depois, é hora de usar a água sanitária ou o vinagre. Sempre uma colher de sopa para cada litro de água. A combinação serve para eliminar as bactérias e sujeiras. Dessa dica, o feirante já sabia. “Mata tudo”, garante.

ALIMENTO ORGÂNICO = ZERO AGROTÓXICO
Os alimentos orgânicos estão completamente livres de agrotóxicos? 
“Se os alimentos são orgânicos certificados, sim”, diz Hilda. A certificação dos alimentos orgânicos tem que aparecer na embalagem.
Fonte: www.globo.com/fantastico

Nenhum comentário:

Postar um comentário