quarta-feira, 13 de junho de 2012

CANSAÇO EXCESSIVO: 
PODE SER FALTA DE FERRO, SONO OU HIPOTIREOIDISMO
Um cansaço constante, sem motivo aparente, pode ser sinal de que algo não vai bem com você. Por isso, é preciso prestar atenção na sua alimentação, no seu sono, no funcionamento da tireoide, na quantidade de vitamina D do seu corpo e em outras questões de saúde.

HIPOTIREOIDISMO
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a ginecologista e sexóloga Tânia Mauadie, o desânimo que muitas mulheres sentem pode estar relacionado ao hipotireoidismo, uma alteração na tireoide que faz o organismo funcionar mais devagar. Um teste clínico e laboratorial também ajuda a identificar o problema (exame de sangue - TSH, T3 e T4).
ANEMIA
O diagnostico costuma ser fácil: O hemograma mostra a presença de globulos vermelhos menores que o normal (microcitose) e uma diminuição do Ferro total do organismo.
Os especialistas citaram, ainda, a importância de comer alimentos com ferro para evitar anemia. Ingerir frutas cítricas junto facilita o aproveitamento do ferro pelo organismo. A ingestão de frutas ricas em Vitamina C aumenta em 40% a absorção de Ferro pelo organismo, otimizando o tratamento conta a anemia.
Fontes de Ferro:
- Carnes vermelhas em geral (3x\ semana)
- Gema de ovo (2x\ semana)
- Feijão, ervilha, vagem, lentilha, soja, beterraba (diariamente)
- Vegetais de folhas verde-escuras (diariamente)
- Leite enriquecido com ferro (2x\dia)
Frutas ricas em Vitamina C:
laranja, acerola, abacaxi, caju, limão, mexerica, morango, etc
FALTA DE CÁLCIO - OSTEOPOROSE
Outra questão fundamental para ter mais energia é aumentar a ingestão de cálcio, mas também a absorção de vitamina D, pois não adianta ingerir cálcio se seu corpo estiver com falta de vitamina D. Sem ela, o cálcio não se fixa nos ossos, e aí pode surgir uma osteoporose. Para isso, tome sol por 15 minutos, sem protetor, antes das 10h e após as 16h.
Outros possíveis motivos de falta de energia são: dupla ou tripla jornada de trabalho, depressão, poluição, uso de determinados remédios e alterações hormonais, como a menopausa e a andropausa.
Por essa razão, os especialistas recomendam fazer um check-up uma vez por ano.
Fonte:www.g1.globo.com\bemestar

Nenhum comentário:

Postar um comentário