quinta-feira, 31 de maio de 2012

Data criada pela Organização Mundial da Saúde alerta contra os riscos e as consequências do fumo.

Número de fumantes gira em torno 1,1 bilhão em todo o mundo.


O Dia Mundial sem Tabaco (31 de Maio) serve para incentivar as pessoas a abandonar um vício que só traz malefícios. De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, o percentual de fumantes no país passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. De acordo com o Ministério, é a primeira vez que esse índice fica abaixo dos 15%.
As doenças relacionadas ao tabaco são diversas: aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica, tromboangeite obliterante, obstrução progressiva das artérias que pode culminar em amputação e câncer no fígado, rins, coração e pulmões, além dos sintomas agudos como irritações nasais, na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça. 
Entenda como cada forma de consumo de tabaco é nociva à saúde e largue de vez todos os vícios! 
- CIGARRO INDUSTRIALIZADO
Todo componente do cigarro é nocivo a saúde. As concentrações de nicotina costumam ser menores do que em outras formas de consumo do tabaco, sendo necessário fumar mais cigarros para combater o vício, ou seja, mais contato com componentes toxicos.
- NARGUILÉ
Uma sessão de Narguilé de 80 minutos equivale a fumar 100 cigarros. O fumo utilizado pelo narguilé tem as mesmas substâncias tóxicas do tabaco - nicotina, alcatrão, monóxido de carbono e metais pesados. No entanto, ele possui uma concentração maior de nicotina, causando um dependência maior.
- CACHIMBO
O cachimbo é feito pela mistura de 2 tipos de tabaco. Os fumantes de cachimbo pensam correr menos risco pois não tragam a fumaça, mas há evidências científicas que quanto o charuto e o cachimbo são tão nocivos quanto o cigarro.
- CHARUTO
Quem fuma charuto apresenta 45% mais chance de desenvolver Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e 27% mais chances de desenvolver doenças cardíacas. O charuto mantém as folhas de tabaco inteiras e não possui filtro, intensificando os danos.
- CIGARRO DE PALHA
A diferença entre ele e o cigarro industrializado é que é envolvido por uma palha ao invés de papel e não possui filtro, sendo a forma mais nociva da inalação da fumaça. A palha não permite a passagem de ar de dentro pra fora do cigarro e isso torna as tragadas mais intensas e concentradas.
- FUMO DE CORDA
Tipo de tabaco torcido e enrolado, normalmente utilizado para confeccionar cigarros de palha, mas que também pode ser consumido mascando-se pequenos pedaços. Quando mascado, o fumo de corda libera a nicotina direto na mucosa da boca, aumentando os riscos de câncer nessa região. 
Fonte: www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário