quinta-feira, 26 de abril de 2012

26 de Abril - Dia Nacional de Prevenção e Combate a HIPERTENSÃO ARTERIAL
Considerando que metade dos brasileiros está acima do peso e que a maior causa de morte no Brasil hoje são doenças Cardiovasculares, resolvi fazer um alerta sobre essa doença silenciosa - PRESSÃO ALTA!
Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares foram as principais causas de morte no mundo, tanto entre homens quanto entre mulheres.
Segundo os estudos, morreram no ano passado no Brasil 283.927 pessoas devido a causas como falta de exercícios físicos, má alimentação, excesso de álcool e tabaco.
* O que é a Hipertensão Arterial ou Pressão Alta?
Hipertensão, usualmente chamada de Pressão Alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9
A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.
O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.
* Quais são as conseqüências da pressão alta?
 
 Ataca os vasos, coração, rins e cérebro
Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos.
O acidente vascular cerebral (AVC) é a maior causa de mortes no País, segundo os estudos. Em seguida estão à doença isquêmica do coração (infarto agudo do miocárdio).
* Qual o Tratamento?
A hipertensão arterial essencial não tem cura, mas deve ser tratada para impedir complicações.
A menos que haja uma necessidade evidente para uso de medicamentos imediato, a maioria dos pacientes deve ter a oportunidade de reduzir sua pressão arterial através de tratamento não farmacológico, por meio de medidas gerais de reeducação, também conhecidas como modificações no estilo de vida.
* Fatores que predispões a Pressão Alta:
1. Idade: a pressão arterial aumenta conforme envelhecemos
2. Estar com excesso de peso/obesidade
3. Uso de cigarros e semelhantes
4. Excesso de bebida alcoólica
5. Ingestão descontrolada do sal (Veja nossa matéria com dicas no uso do sal)
6. Hereditariedade: histórico familiar
7. Sedentarismo: falta de atividade física regular
8. Raça Negra: têm mais predisposição a essa doença
9. Alimentação inadequada: ingestão de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal
10. Estresse: situações que levem ao estado de ansiedade
*** Procure sempre aferir (medir) a sua Pressão arterial com frequência, se consulte com um Cardiologista 1x ao ano para fazer um check-up e se der alterações procure um Nutricionista para alterar sua alimentação e promover hábitos de vida saudáveis!
Fonte: www.sbh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário