quarta-feira, 28 de março de 2012


Pipoca faz bem para a saúde?
Pesquisa indica que guloseima tem nível de antioxidantes igual ou maior do que de algumas frutas e verduras, o que pode ajudar a prevenir doenças.


*** Apesar de ser uma boa opção entre os lanches, pipoca não pode substituir frutas e vegetais na dieta.
Consumida nos momentos de lazer, como o cinema, nem sempre a pipoca é vista como um alimento saudável, principalmente por causa das grandes quantidades de gordura e sal adicionadas durante o preparo. Mas uma pesquisa divulgada recentemente pela American Chemical Society afirma que o milho estourado pode trazer benefícios à saúde.
Isso porque esse alimento pode ter o mesmo nível, ou até mais, de antioxidantes do que algumas frutas e vegetais, como maçã e pera. Segundo cientistas da University of Scranton, nos Estados Unidos, a quantidade de polifenois – um tipo de antioxidante – encontrada em cerca de 20 gramas de pipoca representa, em média, 13% do consumo diário recomendado dessa substância.
Essa alta concentração existe porque, diferentemente de frutas e verduras, ela tem apenas 4% de água em sua composição, diluindo pouco os antioxidantes. Por isso, é apontada como uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares, neurológicas, envelhecimento precoce e até do câncer.
Pesquisas anteriores mostraram que essa comida possui muitas fibras, o que contribui para a saciedade e bom funcionamento do intestino, contém ácido fólico, bom para problemas cardiovasculares e tratar anemias, magnésio e as vitaminas B1 e B2. Além disso, ela é 100% integral e não é processada – ao contrário de muitos alimentos ditos integrais atualmente. O responsável pela pesquisa Joe Vinson chega a afirmar que ela é o “lanche perfeito”.
Mas isso não significa que a pipoca pode substituir outros itens na dieta, pois, apesar de possuir vários nutrientes, ela não consegue suprir todos os outros existentes nos vegetais. Outro ponto que é preciso lembrar é o perigo do excesso de gordura e sal usado no preparo dessa comida, principalmente na de microondas.

O óleo, margarina ou manteiga podem aumentar muito a quantidade de calorias e consequências nocivas ao corpo, enquanto o sal e os temperos especiais podem fazer crescer os níveis de sódio, tirando as vantagens de consumir a pipoca.


RECEITAS DE PIPOCA SAUDÁVEL:
Ingredientes:
1 xícara de milho para pipoca
1 colher (sopa) de água
Preparo:
Coloque a xícara com o milho de pipoca comum em um recipiente que vá ao microondas, acrescente 1 colher de sopa de água e misture .
Coloque no microondas com a tampa, por mais ou menos 5 minutos potência alta.
(O tempo de preparo pode variar de acordo com o microondas e a qualidade do milho de pipoca).
Depois é só jogar sal ou o que preferir, e comer ! Muito mais barato que a versão do supermercado e muito mais saudável.
 
No saquinho de papel:

Use um saquinho de papel de pão para fazer a sua própria "pipoca de microondas". Abra o saquinho e coloque o milho de pipoca (1/2 xícara). Feche o saquinho, voltando ao seu formato original quando fechado, apertando para retirar o ar. Faça uma pequena dobra na parte superior e feche com um pedaço de fita adesiva crepe. Coloque-o deitado no microondas por mais ou menos 4 minutos na potência alta . Depois de pronto, retire do microondas e abra o saquinho com cuidado por causa do vapor que vai se formar.
Tempere a pipoca: Vire as pipocas numa tigela ou bacia grande e salpique o sal por cima.
DICA: Desligue o microondas assim que perceber que os estouros diminuíram. O tempo de preparo pode variar de acordo com o microondas e a qualidade do milho de pipoca.
Obs.: Ajuste para preparo de pipoca se o seu microondas tiver essa função.
Fonte: Revista exame

2 comentários:

  1. Gostei da dica para fazer pipocas no microondas,não imaginava que o milho comprado em sacos de 500grs para serem estourados na panela, davam para fazer assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo. Que bom que gostou da matéria...futuramente vou colocar mais dicas de receitas.
      Att
      Dra Mônica

      Excluir