quinta-feira, 15 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PREVENTIVOS

A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PREVENTIVOS
As pessoas têm o hábito equivocado de procurar os consultórios médicos somente quando ficam doentes, quando, na verdade, o melhor cuidado com a saúde é feito por meio de consultas periódicas e exames preventivos.
Doenças detectadas precocemente tem até 100% de chance de cura!!!
Para os homens, o exame preventivo mais comum é o de próstata. Já para as mulheres, os mais recomendados são o Papanicolau (ou Colpocitologia Oncótica – pesquisa de células tumorais no colo do útero) e o exame das mamas.
Conheça um pouco mais sobre cada um desses exames:
Exame de próstata: Exclusivo para os homens a partir dos 40 anos de idade. Embora seja a forma mais eficiente de detecção de qualquer alteração na glândula, ainda é visto com preconceito pelo público masculino, por ser feito, geralmente, por outro homem.
Exame das mamas: Pode ser feito pelo próprio indivíduo em ambos os sexos.
Apesar de as pessoas pensarem o oposto, o câncer de mama também pode afetar os homens, embora seja mais frequente entre as mulheres. Caso a pessoa note alguma diferença ou presença de nódulo, é recomendável a ida ao médico especialista.
Papanicolau: Endereçado semente às mulheres que já iniciaram sua vida sexual, é obrigatório para quem tem mais de 21 anos e nunca teve relações sexuais.
Os exames laboratoriais permitem a prevenção de quase todos os tipos de câncer, diabetes e as doenças coronarianas, que estão entre as principais causadoras de mortes no mundo.
Exames que devem compor o check-up
Hemograma: para detecção de anemias ou processos infecciosos e problemas de coagulação sanguínea.
Dosagem de glicose: usada no diagnóstico de diabetes.
Exame de colesterol e triglicerídeos: para prevenção de doenças cardíacas, arteriosclerose (entupimento das veias e artérias por acúmulo de gordura), HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim).
Exame de urina: para checagem da presença de infecção e verificação da função renal.
Exame de creatinina: para avaliação da função do rim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário