terça-feira, 27 de março de 2012

COM QUAL ADOÇANTE EU VOU?



Açúcar ou adoçante?
Dada a variedade de opções de edulcorantes hoje disponíveis no mercado, a pergunta deve ter complemento. São ao menos nove tipos diferentes de edulcorantes, que são substâncias naturais ou artificiais responsáveis pelo sabor adocicado, indicadas em dietas de restrição de açúcar ou calorias.

O que são Edulcorantes?
Produtos extremamente doces, com poder de adoçar – ao que chamamos de ‘dulçor’ - muito superior ao da sacarose, que é o açúcar comum. Podem ser naturais se extraídos de plantas ou fibras, e sintéticos se produzidos em laboratório.

Pessoas que fazem dieta utilizam produtos dietéticos para diminuir a ingestão de calorias e podem não saber que nem todos os adoçantes são livres de calorias. Existem alguns que na verdade têm quase a mesma quantidade de calorias quanto o açúcar. Alguns podem ser levados ao fogo, sendo utilizados em preparações culinárias.
Conheça cada uma:
Clique na imagem para ampliá-la!
Mais alguns:
Sorbitol – Originado de frutas e algas marinhas, adoça 50 vezes mais que o açúcar. Deve ser evitado por não diabéticos e não obesos.

Manitol – Encontrado em vegetais e algas marinhas, adoça 70 vezes mais que o açúcar, mas não é recomendado para diabéticos e produz efeito laxativo se ingerido em grandes quantidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário